“... Meus esforços sempre estarão voltados para buscar o melhor para a cidade e o porto... Espero continuar com esse trabalho, primando pela qualidade do meio ambiente em todos os nossos projetos....” 

 

 



  Renato Barco
     

Como é ser presidente da Codesp? Que peso isso tem na sua vida profissional?

Assumir a presidência da CODESP traz o desafio de administrar o maior porto da América Latina. A responsabilidade é grande e o trabalho é intenso e vem servindo para consolidar minha atuação profissional no setor, onde atuo há 35 anos. O Porto de Santos está crescendo aceleradamente e isso requer ações imediatas, de médio e longo prazos. Planejar e executar tudo isso é complexo, diante das dificuldades impostas à administração pública.

Como o senhor avalia hoje a atual relação porto-cidade em Santos? Onde precisamos avançar?

Hoje, essa relação é harmônica. Cabe destacar que a relação Porto-Cidade extrapola diversos conceitos que tentam explicá-la. Isto porque não é apenas uma relação física, de interface, mas também e, principalmente, uma relação extensa e abrangente, envolvendo famílias, negócios, memória, riqueza, cultura, amizades, oportunidades. Enfim,  Estabelecer essa abrangência é critério base para desenvolver iniciativas que a tornem ainda mais nobre. Hoje, as questões envolvendo porto e cidade são tratadas em conjunto pelas administrações portuária e municipal, buscando-se soluções que atendam as necessidades de ambos. Um exemplo é a integração da região portuária no Valongo ao projeto Alegra Centro. As obras da Avenida Perimetral na região foram adequadas, através da construção de uma passagem subterrânea (“mergulhão”), para viabilizar projeto de interesse comum. A Prefeitura participa, ativamente, em diversos fóruns, da discussão de assuntos de interesse mútuo.

Na sua opinião, qual a contribuição de eventos técnicos, como o Fórum Santos Export, para o fomento das discussões do setor portuário?

A discussão sobre o Porto de Santos, promovida através de eventos realizados na  região, contribuem, significativamente, para garantir a participação da cidade nos eventuais rumos e diretrizes no setor. A presença de profissionais e especialistas locais e de autoridades e representantes nacionais e estrangeiros que atuam na área promovem um oportuno e às vezes inédito campo para esclarecimentos e propostas conjuntas que estimulem ainda mais o crescimento da atividade portuária.

O que a cidade pode esperar da sua gestão?

Sou cidadão santista e portuário de carreira. Meus esforços sempre estarão voltados para buscar o melhor para a cidade e o porto. Temos envidado esforços para desenvolver a principal atividade econômica da região, propiciando a arrecadação de recursos para as administrações municipais e consequentemente, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do cidadão da Baixada Santista. Espero continuar com esse trabalho, primando pela qualidade do meio ambiente em todos os nossos projetos, a exemplo do que temos feito até agora, através do desenvolvimento de inúmeros programas ambientais.

Quem é o Renato, pessoa fora do trabalho, quando deixa o executivo de lado?

Vivo exclusivamente para minha família, muito antenado em esportes em geral e procurando me reunir com amigos, sempre que possível, para conversas despreocupadas. 

 

PING PONG

Formação: Engenheiro mecânico

Aniversário: 04 de outubro de 1949

Onde nasceu: Santos

Signo: Libra

Time: Santos F. C.

Esporte: Todos

Hobby: Não tenho

Livro: São muitos, não lembro de algum que se destaque

Filme: Comédias em geral

Gastronomia: Massas

Sonho: Continuar sendo útil com o meu trabalho

Palavra: Caráter e ética

Um exemplo de vida: Meus pais

Outras entrevistas

 

 

 

Dante Maron

“Agradecemos  a Equipe UNA,

pelo ótimo atendimento que

sempre disponibilizam a Dante

Maron, prevalecendo o

profissionalismo com  cortesia

e  ética.

 

Jacyara de Lima

“Minha expectativa é desenvolver

um bom trabalho, conseguir

agregar um pouco da minha

experiência profissional para

minha equipe.”

 

Maria Ribeiro

“... ser Supervisora com

uma equipe tão bem

entrosada é um divertimento,

pois todos os dias enfrentamos

desafios juntas e procuramos

dar conta do recado sempre

com alegria e disposição...”

 

Marcos Clemente Santini

“É um orgulho e um desafio

dar continuidade ao trabalho

de informar a população sobre

todos os fatos que acontecem

na região...”

  

Renato Barco

 “Meus esforços sempre

estarão voltados para buscar o

melhor para a cidade e o porto 

...Espero continuar com esse

trabalho, primando pela

qualidade do meio ambiente

em todos os nossos projetos” 

 

 

SÃO PAULO (011) 3062.3370 BRASÍLIA (061) 2030.6583

Una Marketing de Eventos 2013-2018 © Copyright - Todos os direitos reservados